Sobre Nós

 

Quem somos?

            mcclogoO MCC surgiu na Espanha na década de 40, em um contexto histórico social e político muito difícil, onde o cristianismo já não exercia nenhuma influência na vida das pessoas. Bem sabemos que o cristianismo é a solução para os problemas do mundo. É uma solução correta, é uma chave que explica toda a vida e o MCC é uma dessas respostas e não somente um chamado.

            A partir dessa mentalidade que foi evoluindo, chegou-se a sua essência e finalidade, que está contida na sua definição: “O MCC é um movimento de igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, em ordem a criar núcleos de cristãos que se proponham fermentar de evangelho os ambientes, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando a mesma”.
O MCC tem sua função específica na ação pastoral da Igreja, mas, mesmo sendo movimento de Igreja não pode ser considerado como uma coisa a parte da pastoral da comunidade eclesial. Fiel à sua essência, finalidade, e método, deve estar a serviço da pastoral orgânica da Diocese, com pleno conhecimento do Bispo diocesano que é o coordenador maior do MCC em sua diocese.
O MCC busca realizar sua atividade específica que é a sua finalidade primeira; “fermentar de evangelho os ambientes”,, portanto a esta forma de ação pastoral nos ambientes e esta forma de chegar a eles, através de homens agentes decisivos de mudança, damos o nome “Pastoral Ambiental”.

            O MCC compromete-se a colaborar com a Igreja total, fermentando de evangelho os ambientes mediante a sincera conversão ou renovação cristã dos homens que têm maior influência natural neles, e para que sua colaboração seja eficaz, põe ao serviço da igreja seu próprio método.
O MCC procura estar atualizado e se adaptando de acordo com as propostas pastorais da igreja hoje, (CF, DA. 517, letra F) aposta mais intensamente na experiência de comunidades ambientais, integradas em níveis supra-paroquial e diocesano. Ele tem uma estrutura organizada a nível diocesano, regional, nacional e mundial e se faz presente em mais de 120 países, levando o evangelho a todos os ambientes temporais, familiares, profissionais, lazer, etc. não só com palavras, mas, sobretudo com o testemunho de vida cristã.

decolores1