Reunião de Grupo/ Viver Igreja

Artelogo2009-4laranja

     Partindo do ponto de que ninguém se salva só, quero aqui refletir com você um pouquinho mais sobre a Reunião de Grupo Cristã, que nada mais é que um grupo de cristãos que se reúnem para compartilhar verdades cristãs e se ajudarem mutuamente na perseverança.

     Amigos, o cursilho não aconteceu por acaso, ele foi uma inspiração divina. Ele foi pensado, rezado, planejado e planeado por vários anos até chegar a esse formato. Seu método foi desenvolvido para que tivéssemos o encontro conosco, com Jesus e com os irmãos, e também nos projetar ao mundo com um olhar diferente e dispostos a ajudar na construção de um mundo melhor através de testemunhos cristãos nos ambientes.

     Preocupado com os leigos que passam pelo cursilho bem como sua continuidade no processo de perseverança, O MCC nos oferece, meios para cumprirmos o que nos é exigido como membros da Igreja, sem a intenção de transformar o MCC numa associação daqueles que viveram um cursilho, mas contribuir para que cada pessoa possa viver a sua vida cristã em comunidade, e esses meios são a Reunião de Grupo e a Escola de Dirigentes, que são, ou ao menos deveriam ser espaços de piedade, estudo e ação, pilares de sustentação de nossa vida cristã, espaços onde criamos momentos de convivência entre irmãos que se ajudam mutuamente, na verdade, na partilha de vida de cada um e na Fé, sempre embasada na verdade de Jesus que nos diz: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei” (Mt 18,20).

     A reunião de grupo é o instrumento que o cursilho nos oferece para iniciar uma vida comunitária cristã e assim assegurar a nossa conversão progressiva e a fermentação evangélica dos ambientes. No livro Idéias Fundamentais (a partir da pág. 64,) diz que: O homem, ser social, desde sempre se agrupou para conseguir seu aperfeiçoamento: seja em família, sindicatos, comunidades, etc. Na página 40 podemos ler: “viver cristamente será sempre comunitariamente, assumindo em comum: dons, missão e responsabilidades de ação”. Lemos ainda: “O homem, nascido de um encontro interpessoal, não pode desenvolver-se sem entrar em comunhão com os outros nem na ordem humana nem na sobrenatural”. (aqui reforço que todo cursilhista deve ler  o livro Idéias Fundamentais).

     Diante disso quero afirmar que, ouvi isso no cursilho, entendi e desde então vivencio essa maravilhosa experiência, e digo ainda que, se consigo vencer algumas das muitas dificuldades do dia a dia e não desanimo nem me afasto da missão cristã, isso se deve muito graças a ajuda e a força que encontro nos meus irmãos cursilhistas na Reunião de Grupo e na Escola de Dirigentes. Não me canso de dizer que ali é realmente um espaço de vivencia cristã onde temos a oportunidade de compartilhar de tudo e vivenciar o tripé cristão, Piedade, Estudo e Ação.

     Tem uma frase no rollo de Reunião de Grupo que me encanta e eu consigo me inserir totalmente dentro dela “a reunião de grupo deve ser uma ponte entre a igreja e o mundo”. E eu pude me valer dessa ponte em muitos momentos de minha vida. E hoje afirmo a você que participar da Reunião de Grupo do cursilho, é realmente viver em família, é viver Igreja.

Ivair / Ricardo Telles / 87º Cursilho

One Response to Reunião de Grupo/ Viver Igreja

  1. Rogerio Nascimento disse:

    Boa tarde gostaria de receber como preparar um rolho de grupo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>